Secretaria Municipal de Cultura realiza 1° Festival de Cinema em Parauapebas

12/11/2009
Por Imprimir

Teve início na última terça-feira (10) e termina neste sábado (14), o 1° Festival de Cinema de Parauapebas, promovido pela Secretaria de Cultura, através do Núcleo de Comunicação e Audiovisual.

O Curta-Carajás, que é um festival de cinema brasileiro, foi criado com o objetivo de fomentar a produção e difusão da sétima arte, dando oportunidade para que a população de Parauapebas tenha acesso gratuito as mostras de filmes produzidos em vários estados brasileiros.

Para isso, foi montada na Praça de Eventos uma estrutura adequada que venha atender às necessidades que o projeto requer, uma vez que durante os cinco dias do festival, Parauapebas estará sendo o centro de um grande movimento de valorização do cinema e da cultura em geral, que é a proposta da Secretaria Municipal de Cultura.
Na abertura do 1° festival de cinema de Parauapebas, cerca de 200 espectadores ocuparam as cadeiras disponibilizadas para assistir às sessões de mostras competitivas. Entre os mais de 150 inscritos, 48 filmes foram selecionados para concorrer à premiação de melhor curta-metragem, melhor direção, melhor roteiro e melhor curta-metragem eleito pelo voto popular. Em cada uma das três sessões exibidas por noite, o público teve a chance de assistir três curtas-metragens com intervalo entre uma sessão e outra. No escurinho do cinema e com direito a pipocas o público bastante diversificado não desgrudou os olhos da tela.

O grupo de jurados foi formado por quatro profissionais da área que são: Yuri Vieira, 38 anos, roteirista e diretor de cinema e vídeo em Goiânia-GO; Pedro Novaes, 35 anos, é diretor, produtor e roteirista de televisão e cinema; Bruno Assis, 27 anos, formado em artes visuais e tecnologia da imagem e atual diretor da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará; e Reinaldo Rogério, 39 anos, graduado em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, tendo 15 anos de experiência na área de produção audiovisual.

Outra atração do Curta-Carajás apresentado todas as noites é a Mostra Labirinto Cinema Clube exibido após o término das sessões, encerrando com uma apresentação musical. Hoje por exemplo, quem vai fechar a programação da noite é o Forró Pé-de-Serra, na Praça de Eventos.

Parauapebas – PA, Novembro de 2009.

FONTE: Carajás – O Jornal

Use o Disqus, mais abaixo, para comentar...

Tags: ,

Arquivado sob: Imprensa

Translate this page

Conteúdo

Social


    Curta minha página


    Siga-me no Facebook




    Cadastre seu endereço de email e receba automaticamente os posts publicados:


PayPal

Faça uma doação!

O Autor

Yuri Vieira é escritor e cineasta. Saiba mais.

Visitas