A Audácia de Pensar Revela Grande Talento — Daniel Christino

—  Yuri mistura realismo mágico com humor nos 19 contos de seu primeiro livro  —

(por Daniel Christino, de O Diário da Manh㠗 25/01/1999)


Sapere aude! O leitor que me perdoe a saudação obscura (que pego emprestado de Kant e, espero, se esclareça aos poucos no decorrer da matéria), mas o assunto em pauta bem que justifica meu latim. A expressão significa “audácia de pensar”, e é exatamente sobre isso que o livro do escritor paulista Yuri V. Santos —será que realmente os vê?— fala.

Em nenhum outro livro o ditado “não se julga o livro pela capa” pode ser tão bem aplicado. A Tragicomédia Acadêmica – Contos Imediatos do Terceiro Grau —(Ed. Vertente, 143, R$18,00) não é um livro infanto-juvenil. Os 19 contos reunidos no volume procuram fazer uma sátira do mundo acadêmico revelando o que se mantém oculto pelas longas formas dos edifícios instituicionais.

Yuri não alimenta compaixão por seus personagens, jogando-os em situações limites que formam a paisagem perfeita para uma verdadeira tragicomédia. Neuróticos, fúteis, loucos, seus personagens habitam um espaço delimitado, mergulhados no absurdo.

O retrato da academia traçado pelo autor é mesmo o de um mundo alienígena, onde parecem não valer as mesmas leis que valem por aqui. A Torre de Marfim perdeu todos os parafusos. E Yuri viveu bem essa “realidade”. Sem ter concluído nenhum, passou pelos cursos de Jornalismo na UFG, Engenharia Civil na UCG, Engenharia Florestal, Letras e Artes Plásticas na UnB.

O realismo mágico é um recurso já bastante explorado pela literatura latino-americana, mas que ganha uma força adicional com o combustível, sempre muito eficaz, do humor. Mas o humor em forma de paródia, que permite ao autor brincar com a mitologia grega e resgatar referências culturais fundamentais.

O essencial em sua obra é que ele usa do humor para jogar luz sobre o mundo acadêmico, numa crítica mordaz que antes de tudo exige do autor uma obstinada coragem de pensar, e pensar de uma forma peculiar. Pois a paródia construída por ele é antes de tudo um grande exercício de pensamento. Sapere aude!

Você gostou do que leu?
Regale Yuri Vieira com criptomoedas

Doe bitcoins para Yuri Vieira

Escaneie para enviar bitcoins ao Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo em sua carteira para enviar alguns satoshis:

Donate Bitcoin Cash to Yuri Vieira

Scan to Donate Bitcoin Cash to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send bitcoin:

Donate Ethereum to Yuri Vieira

Scan to Donate Ethereum to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Ether:

Doe Litecoin para Yuri Vieira

Escaneie para doar Litecoin para Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo na sua carteira para enviar litecoins:

Donate Monero to Yuri Vieira

Scan to Donate Monero to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Monero:

Doe ZCash para Yuri Vieira

Escaneie para enviar ZCash ao Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo em sua carteira para enviar ZCash: