Rachel de Queiroz diz adeus ao caos

Rachel de QueirozOntem faleceu Rachel de Queiroz. Exatamente uma semana antes, ao folhear o exemplar número 10 da revista Grandes Acontecimentos da História (Editora Três), de Março de 1974, dei com este depoimento da escritora cearense a respeito do regime militar (o negrito é meu):

«Não caberá em 20 linhas uma tentativa de síntese dos prós e contras à Revolução de 31 de Março. Vamos antes ressaltar um dos aspectos que a distinguem entre os demais movimentos regeneradores havidos no Brasil e no mundo: é que esta Revolução nossa, nem durante o seu deslanchar, nem depois, na fase de consolidação, jamais suscitou aparecimento de um chefe carismático, um salvador. Escapou assim da fatalidade obrigatória às revoluções de esquerda e de direita, que é se cristalizarem em torno de um ditador, líder ou caudilho. Pois até no Chile, onde o comunismo se pretendia instalar “por via democrática”, o malogrado Allende se ia configurando como homem-símbolo, insubstituível.

«Aqui, o predomínio militar no movimento deu-lhe, singularmente, uma feição democrática e tranqüilizadora: a rotatividade dos chefes, que ocupam os cargos por tempo marcado, tal como se faz dentro das Forças Armadas. E isso dos primeiros aos últimos escalões, a começar pela Presidência da República, e sem esquecer o contingente dos técnicos, que também se revezam. Assim, quem governa o país é realmente um Sistema, cujos quadros perenemente se renovam. Dentro deles, a reclamada transição do militar para o civil se poderá fazer sem choque, à medida que os quadros políticos se recuperem e, mormente, recuperem a confiança perdida pela sua responsabilidade no caos econômico, social e institucional em que se afundava o país. Caos de que, como é visível e notório, miraculosamente fomos salvos.»

Rachel de Queiroz
escritora

Só espero que a novela não esteja se repetindo e, exatamente por isso, a alquebrada escritora (de espírito inquebrantável) tenha preferido estar ausente desse nosso eterno retorno tupiniquim.

Você gostou do que leu?
Regale Yuri Vieira com criptomoedas

Doe bitcoins para Yuri Vieira

Escaneie para enviar bitcoins ao Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo em sua carteira para enviar alguns satoshis:

Donate Bitcoin Cash to Yuri Vieira

Scan to Donate Bitcoin Cash to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send bitcoin:

Donate Ethereum to Yuri Vieira

Scan to Donate Ethereum to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Ether:

Doe Litecoin para Yuri Vieira

Escaneie para doar Litecoin para Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo na sua carteira para enviar litecoins:

Donate Monero to Yuri Vieira

Scan to Donate Monero to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Monero:

Doe ZCash para Yuri Vieira

Escaneie para enviar ZCash ao Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo em sua carteira para enviar ZCash: