Gimme Shelter: brincando com o fogo do inferno

Imagine a cena: numa região distante da civilização, um sedutor Mestre de Cerimônia de ar andrógino e cabotino sobe ao palco e — protegido por anjos infernais que se põem à sua volta — berra à assistência formada por milhares e milhares de pessoas, algumas para lá de Bagdá, outras para cá de Psychedelic Land, algumas nuas de corpo, outras de cérebro, berra a toda essa gente que ele, o beiçudo e sexy Mestre de Cerimônicas, morre de simpatias pelo demônio. ¿Qual o resultado? Ora, um sacrifício humano, é óbvio, providenciado por um dos anjos do inferno que ocultava uma oportuna adaga sob seu casaco de couro. Toda a cena é real. E o pior: foi devidamente registrada no documentário Gimme Shelter, de 1970.

Eu já ouvira essa história antes, mas — puts! — o Mick Jagger foi muito, mas muito mais ingênuo do que jamais sonhou minha vã filosofia. Porque, afinal, ¿quem disse que há diferença entre encenar um sabá e realizar um? Os caras criaram, literalmente, uma egrégora dos diabos! Ora, por definição, todo ritual é uma encenação, pois uma encenação não é senão um conjunto de gestos, atos e palavras de cunho simbólico, através dos quais se transmite determinado sentido à nossa afetividade. Deu no que deu: além de Meredith Hunter — que fazia aniversário no mesmo dia que eu (24 de Outubro) — morreram outras três pessoas no evento. Mick Jagger, pois, acabou protagonizando a ironia das ironias, o mico, o king-kong dos anos 60: no início do documentário, que acompanha toda uma turnê da trupe, declara diante da câmera que aquele show coletivo — o maior até então — iria provar que a nova geração podia, sim, prescindir do establishment, que eles, os jovens, é que sabiam o que era viver e se divertir em paz e com amor, sem necessidade de policiamento e do controle dos velhos caretas… Tomou papudo! (Daí o porquê de os caras andarem com tantos leões-de-chácara hoje em dia.)

Ainda bem que os anjos do inferno, isto é, os Hell’s Angels — que protegiam o palco naquele dia fatídico –, não serão os responsáveis de improviso pela segurança do show dos Rolling Stones hoje, em Copacabana. Pelo menos não no plano material…

Você gostou do que leu?
Regale Yuri Vieira com criptomoedas

Doe bitcoins para Yuri Vieira

Escaneie para enviar bitcoins ao Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo em sua carteira para enviar alguns satoshis:

Donate Bitcoin Cash to Yuri Vieira

Scan to Donate Bitcoin Cash to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send bitcoin:

Donate Ethereum to Yuri Vieira

Scan to Donate Ethereum to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Ether:

Doe Litecoin para Yuri Vieira

Escaneie para doar Litecoin para Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo na sua carteira para enviar litecoins:

Donate Monero to Yuri Vieira

Scan to Donate Monero to Yuri Vieira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Monero:

Doe ZCash para Yuri Vieira

Escaneie para enviar ZCash ao Yuri Vieira
Escaneie o código QR ou copie o endereço abaixo em sua carteira para enviar ZCash: