O melhor software para roteiristas

01/08/2006
Por Imprimir

Nos últimos anos, andei testando diversos programas para confecção de roteiros de cinema, textos literários e peças de teatro. Passei pelo Movie Magic Screenwriter, Final Draft, Hollywood Screenplay, New Novelist, StoryCraft, StoryView, Dramatica Pro e assim por diante. Alguns têm a função exclusiva de formatar o roteiro de modo profissional — Movie Magic Screenwriter, Final Draft (para mim, o melhor), Hollywood Screenplay — e os demais — New Novelist, StoryCraft, StoryView, Dramatica Pro –, de servir de orientação e guia na criação mesma de argumentos, enredos e personagens. Se você não é um matemático totalmente desprovido de espontaneidade, tentando ser um escritor, não mexa com estes últimos, principalmente com o Dramatica Pro, que é a coisa mais complexa que já vi na vida. Se Shakespeare tivesse utilizado semelhante ferramenta, teria escrito não mais que meia dúzia de peças, haja vista o tempo que consumiria perdido em meio às entranhas labirínticas do programa, com o qual — cá entre nós — é possível definir até mesmo o diâmetro do cu do protagonista e o comprimento do dedinho do pé do vilão.

Enfim, qualquer dia, se me der na gana, falarei de cada um deles. No momento, importa dizer que apenas esta semana encontrei o melhor de todos: Celtx. É um software tão fantástico que me dá preguiça falar dos outros. Além de ser o único gratuito – uhuuuu, freeware!!! – também está disponível em português e possui uma comunidade online para troca de roteiros e experiências. Mas o melhor mesmo é a facilidade de lidar com seus recursos. É possível, através de abas (viva as abaaas!), manter abertos, por exemplo, o livro que se está adaptando (se for o caso), o próprio roteiro, a descrição individual de cada personagem, de cada objeto de cena, dos figurinos, o perfil dos atores, e ainda arquivar, no mesmo projeto, fotos, mapas de locações, sons, planilha de orçamento e o escambau. Também é possível ir salvando o projeto online e, assim, compartilhá-lo com uma ou mais pessoas que poderão ir trabalhando nele ao mesmo tempo. E ainda tem uma agenda — tal como a do Movie Magic Scheduling — para planejar dia a dia tudo o que será feito na pré-produção, produção e pós, uma coisa incrível.

Bom, agora que você já sabe que o Celtx é o melhor software para se escrever um roteiro de cinema, só falta o talento. Se Deus to deu, bem, se não deu, amém. Amém não, vá brincar com o Dramatica Pro. Até um macaco conseguiria escrever uma novela com ele. Claro, se conseguisse sair dali de dentro…

_____
Artigo publicado no Digestivo Cultural

Use o Disqus, mais abaixo, para comentar...

Tags: , , ,

Arquivado sob: Artigos

Translate this page

Conteúdo

Social


    Curta minha página


    Siga-me no Facebook




    Cadastre seu endereço de email e receba automaticamente os posts publicados:


PayPal

Faça uma doação!

O Autor

Yuri Vieira é escritor e cineasta. Saiba mais.

Visitas